Tutorial – Como não deixar a desordem tomar conta da sua casa

Uma casa bagunçada, com coisas por todos lados e pessoas tendo que pular e se desviar de objetos jogados no chão, é provavelmente um pesadelo para qualquer um. Como fazer para evitar isso? O melhor jeito: não deixe a desordem entrar da porta para dentro. Apesar de isso parecer difícil, confira aqui algumas dicas que vão facilitar a sua vida:

  • Sempre compre com um propósito. Se precisar, faça uma lista antes de ir às compras. E se apegue à lista. Se um item parecer muito barato e tentador, faça a você mesmo as seguintes perguntas: Eu realmente preciso disto? Eu vou usar com que freqüência? Onde eu vou guardar ou colocar? Eu não tenho nada parecido em casa? As suas respostas vão dizer se você realmente precisa do item em questão ou se só está olhando para algo que vai aumentar a desordem.
  • Não se sinta tentado em promoções. Produtos comprados nessas condições são candidatos muito fortes a serem mais um na bagunça. Não compre um outro abajur só porque está barato se você ainda tem um que funciona. No final, ainda que barato, acaba sendo um dinheiro mal gasto.
  • Cancele assinaturas de revistas ou jornais que você não lê.  Se você não cancelar, eles vão continuar a ser entregues, e a cada semana ou mês vão ser um item a mais em cima da mesa que você não precisa. Então, preste atenção: se você ver em algum lugar uma pilha de revistas que você nem sabe do que se tratam, é hora de cancelar.
  • Evite sacolinhas de supermercado. Se você não tiver a disciplina de sempre colocá-las em um puxa-saco ou coisa parecida, elas acabam perdidas na bagunça. Se você precisa delas para colocar o lixo ou para qualquer outra coisa, então faça uma compra e leve várias para casa. Depois, use aquelas sacolas recicláveis que estão tão na moda agora para fazer suas compras, até que você precise de novo de sacolinhas plásticas.
  • Considere alugar equipamentos ao invés de comprá-los. Equipamentos de jardinagem, por exemplo, são usados muito raramente, e no resto do tempo só ficam acumulando poeira. Talvez compense mais pagar uma pequena taxa uma ou duas vezes por ano e deixar o espaço que o equipamento tomaria livre.
  • Ao dar uma festa, peça o máximo de coisas emprestado de amigos e familiares ao invés de comprar tudo. Ou até considere alugar. Você só usará as coisas uma vez, então provavelmente não vale a pena comprar. A não ser que você seja o tipo de pessoa que dá uma festa por semana, não compre.

Estas são as dicas de hoje para, além de evitar bagunça e itens desnecessários, economizar um pouco de dinheiro. Sempre pense muito bem antes de comprar e não caia em nenhuma armadilha, assim sua casa se manterá sempre em ordem. E, se a desordem já tomou conta, não tem jeito: marque o dia da faxina, tire tudo de lá e, a partir de hoje, se comprometa a não deixar ela entrar nunca mais.

Post por Taísa Gonçalves

Esta entrada foi publicada em tutorial com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s