O que é Scrapbooking?

Eu ia falar hoje sobre a lei do estacionamento em shopping, que diz que quem gastar 10 vezes o valor do estacionamento não precisa pagar por ele. Entretanto, fiz uma pesquisa e descobri que a lei está, no momento, suspensa. Por isso resolvi aproveitar a overdose de scrapbooking que tive essa semana e falar sobre isso.

Pra começar, o que é scrapbooking?

“Scrapbooking é uma tendência mundial em se tratando de artesanato em papel e é a arte de criar álbuns que contam a suas histórias, registrando assim suas memórias, através do uso de fotos, papéis decorados, enfeites e o que sua imaginação mandar. Na primeira vez que alguém escuta sobre “scrapbooking”, muitas são suas perguntas e dúvidas em relação a esta arte. Mas no momento em que você vê um álbum de scrapbook completo, nenhuma explicação adicional é necessária.

A prática de scrapbooking já existe há mais de 100 anos. Contudo, o problema sempre foi que a maioria dos papéis, etiquetas e adesivos usados eram extremamente prejudiciais ao conteúdo, e assim arruinavam muitas fotografias preciosas. Com o tempo a cola soltava, fotos e detalhes caíam, papéis amarelavam, e fotos se estragavam. O uso de materiais com acidez é o inimigo número 1 dessa prática, e infelizmente esses materiais ainda são muito comuns, principalmente no Brasil.

O scrapbooking surgiu quando as pessoas sentiram a necessidade de preservar suas fotografias e consequentemente, suas memórias, através de materiais adequados e seguros para as fotos.

O crescimento do hobby estimulou a indústria a lançar cada vez mais, produtos adequados à prática e que não só embelezam mas também dão asas à imaginação dos seus adeptos.
No Brasil, esse hobby começou a ganhar força em 2003 com o surgimento de diversas lojas, fabricantes de materiais nacionais e sites informativos sobre scrapbooking.
Scrapbooking é uma atividade gratificante e criativa para todos. E é justamente essa sensação de prazer e de satisfação que nos faz dedicar um pouco do nosso tempo para criar páginas decoradas para álbuns de scrapbook. É como se estivessemos revivendo o instante em que as fotos foram tiradas. Além disso, é uma maravilhosa terapia rever e reviver as boas memórias que nos trazem todas aquelas fotos de amigos, parentes, e de eventos tão importantes em nossas vidas.

Todos nós sempre temos memórias e fotos maravilhosas, que ficam jogadas e esquecidas por algum canto de nossa casa. Scrapbooking é a solução para colocar essas fotos no seu devido e merecido lugar.”

Para mim, scrap é uma terapia e um exercício maravilhoso de criatividade. Uma página de scrap é uma recordação, e confesso que depois de ter começado a fazer passei a ver todas as minhas fotos com outros olhos, pensando “eu podia fazer uma página de scrap com essa foto, em um papel dessa cor combinado com essa outra cor…” rsrs

E, para exemplificar, dois vídeos que mostram como fazer duas páginas que eu gostei muito =)

E é isso aí! Nenhuma das duas páginas tem grande dificuldade, as duas contam com materiais básicos como cola, papéis decorados, fitas, carimbos e muita, mas muita criatividade. Fica a dica pra quem está procurando um jeito de desestressar =)

Post por Taísa Gonçalves

Esta entrada foi publicada em tutorial com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s