Tutorial – Como Fazer um Cartão de Natal (Scrapbook)

Algumas observações sobre os materiais necessários:

  • Tirando os materiais de papelaria, como a lapiseira e o pincel, e os materiais de loja de aviamentos, como as fitas, o restante dos materiais pode ser encontrado em uma loja de scrapbook. Não se assuste se você nunca ouviu falar em fita banana ou nunca viu esse papel enorme (que tem 30cmx30cm). Vá a uma loja de scrapbook que você encontra tudo lá. Algumas indicações de lojas online: Scrap Center, Scrap Store, Loja do Papel e, pra quem é de Americana, tem essa Happ Scrap, que fica na 30 de julho e é onde eu compro tudo.
  • Não se assuste com as lojas de scrap. Scrap é passatempo de gente rica. É tudo caro. E eu gosto de dizer que fazer scrapbook é como cozinhar: você pode amassar a batata sozinha ou pode comprar uma máquina de amassar batatas.  Há várias ferramentas de scrap que só servem pra diminuir o trabalho. Não são necessárias para um iniciante.
  • A minha régua é de metal, mas para esse projeto isso não é obrigatório. Eu uso régua de metal porque eu corto papel com régua e estilete, já a régua de plástico com estilete não combina nem um pouco. Usando régua de metal eu não corro o risco de cortar a régua e/ou meu dedo ao invés de cortar o papel. Mas se você for fazer um ou dois cartões, dá pra se virar com uma régua de plástico ou com tesoura.

Dito isto, vamos ao projeto!

Para começar, pegue a folha de 30×30. Com uma folha dessas, você consegue fazer até três cartões. Aqui estão os dois jeitos que eu geralmente corto:

Esse dá 3 cartões na horizontal de 10x30 (10x15 quando dobrado)

Esse dá 2 cartões na vertical e 1 na horizontal. (o horizontal 10x30 e os verticais 20x15 - 10x15 quando dobrados).

.

.

.

.

.

.

Para o cartão mostrado, eu cortei uma tira na horizontal e depois dobrei ao meio. Essa será a base do cartão.

Agora, começando a montar o boneco de neve. Para começar, pegue o pedaço de cartolina e a régua. Faça um risco com ela, lembrando que você deve fazer todos os riscos no “avesso” do papel que vai usar. Agora, pegue um compasso (que não estava na lista de materiais), coloque a ponta seca dele em cima da linha desenhada e então desenhe um círculo – essa será a cabeça do seu boneco, então tente desenhar esse círculo do tamanho de uma cabeça. Agora, e é por isso que precisamos de uma linha, coloque a ponta seca do compasso em cima da linha e um pouco abaixo da cabeça e desenhe um outro círculo, mas não completo – esse será o corpo do boneco, então faça o círculo começar de um dos lados da cabeça e terminar no outro, como mostra o desenho. Recorte. Agora, você tanto pode montar o seu boneco diretamente na cartolina como pode fazer o que eu fiz aqui, que foi usar a cartolina como molde para passar o desenho para um pedaço de EVA. Para quem nunca usou EVA e está se perguntando porque eu não fiz o desenho direto no EVA: é um inferno trabalhar com EVA. Se você tentar fazer um círculo com o compasso no EVA, o compasso vai escorregar. Então, não recomendo. Faça o molde, passe para o EVA e então recorte. Recortar EVA também é difícil, então não se martirize: o seu círculo não vai ficar perfeito, assim como este do desenho não ficou e nenhum círculo em EVA nunca vai ficar.

Agora, vamos fazer o cachecol do boneco. Pegue a fita e dê dois nós em volta do pescoço dele. Se você estiver trabalhando com o papel, e não com EVA, tenha cuidado para não curvar seu boneco. Depois de dar os nós, corte a fita e arrume as pontas.

Para fazer o chapéu dele, coloque somente a cabeça dele em cima de um pedaço de cartolina. Pegue o lápis e faça uma marcação de cada lado da cabeça dele, tentando imaginar as abas do chapéu. Depois, tire e faça uma linha ligando os dois traços. Desenhe a aba do chapéu e em seguida o chapéu. Sempre preste atenção para o chapéu ficar proporcional ao boneco. Recorte e vire do lado que não está riscado. Vamos fazer a listra branca. Pegue a régua, a caneta preta e faça duas linhas, que servirão de limite. Então, pinte a aba e a parte de cima, tomando cuidado para não invadir a listra, que deve ficar branca. Se preferir, pode usar uma canetinha preta, só tome cuidado porque as canetinhas tendem a ter uma ponta bem grossa. É claro, você poderia pular todo esse passo a passo do chapéu se simplesmente usasse um papel preto, como eu NÃO fiz. Agora, é só colar o chapéu no boneco. Passe a cola onde o chapéu vai ficar e coloque-o, fazendo uma pequena pressão por alguns segundos. Então, faça o desenho dos olhos e do nariz com a caneta. Recomendo que você teste a caneta ou canetinha preta em um pedaço de EVA antes de fazer os desenhos, pois desenhar no EVA não é igual desenhar em um papel normal.

Se você tiver, cole dois ou três botões no boneco. Os que eu colei são pequenos, mas você pode colar maiores. Se não tiver e não quiser comprar, você também pode desenhar bolinhas no lugar deles ou recortar pequenos círculos em papel preto (ou em papel branco para depois pintar) e colar.

O próximo passo é fazer os bracinhos. Faça o desenho de um braço com três dedos e recorte, depois pinte o braço de marrom. Em seguida, use o braço já recortado para fazer o molde do segundo braço. Pinte também, ou então já faça direto os dois em papel marrom. Cole os dois braços no boneco com cola. O seu boneco está pronto.

Agora, pegue o boneco e passe um pedacinho de fita banana atrás do chapéu. Cuidado para a fita não ultrapassar as bordas do papel, pois ela não pode aparecer. Isso vai servir para que o chapéu não fique sem apoio, “voando”, pois se ele ficar assim as chances de ele rasgar são maiores. É bom que você faça a mesma coisa com os dois braços. Os pedaços de fita banana têm que ser bem fininhos para colocar nos bracinhos, pois, de novo, não pode aparecer, eles só servem para não deixar os bracinhos sem sustentação.

Agora, há uma pequena reviravolta no modo como eu fiz o meu cartão. Eu colei o boneco e depois tive uma idéia que seria posta embaixo do boneco, e por isso descolei uma parte dele. Para não dar o mesmo trabalho pra todo mundo, vou pular direto para o fim do meu cartão. Recorte um papel da mesma largura do seu cartão, mas com mais ou menos 5 cm de altura. Então, recorte esse papel de forma ondulada, de modo que ele pareça montes de neve acumulados. Tenha cuidado para que ele tenha exatamente a mesma largura do cartão! Então, cole ele na base do cartão. Aqui, a minha irmã teve a idéia de usar carimbeira em volta do papel branco antes de colar, mas se você não tiver carimbeira e quiser imitar pode usar uma caneta preta mesmo, até a mesma que você usou para pintar o chapéu. Se não quiser, sem nada em volta fica bom também.

Voltando para onde eu estava antes de pular para o fim. Cole o boneco e dê um tempinho para certificar que ele ficou bem colado, pois o EVA não cola muito bem. Depois, vire gentilmente o chapéu e os bracinhos pra cima e retire a camada protetora da fita banana, pois aí ela vai ser como uma fita dupla face. Cole então o chapéu e os braços no cartão.

Agora, no pedaço de papel cartão vermelho, escreva a sua mensagem. Pode ser “Feliz Natal”, “Boas Festas” ou qualquer outra coisa que você queira escrever. Cole um ou dois pedaços de fita dupla face e posicione. É importante posicionar antes de colar para você saber onde vai colar, pois a fita dupla face, depois que gruda, não desgruda nunca mais. É por isso que eu sempre uso fita dupla face ao invés de cola quando eu posso. Depois que tiver certeza de onde vai colar, tire a camada protetora e cole.

Pequeno detalhe: Caso você tenha optado por fazer o boneco em papel, você pode colar todo o boneco com fita banana. Desse jeito, ele fica com um pouco de altura e fica bem legal. As etapas todas para um boneco em papel são exatamente as mesmas. Só que em papel é mais fácil, pois colar e desenhar em papel é bem mais fácil que colar e desenhar em EVA.

Hora de fazer a haste da bandeira. Para isso, eu usei um soutache dourado. Para quem não sabe o que é soutache, é essa fitinha dourada que aparece na foto, que parece meio trançadinha. Vá em qualquer armarinho ou loja de aviamentos que eles sabem o que é um soutache. Simplesmente passe cola na beiradinha do papel cartão, pensando em como seria em uma bandeira. Depois, cole o restante do soutache no boneco, tendo o cuidado de cortar antes de colar. Eu também quis acrescentar mais um detalhe fazendo uns pespontos em volta do Feliz Natal, mas com caneta. É só passar um tracejado em volta do papel cartão.

Está praticamente pronto! A única coisa que falta é colocar um papel branco do lado de dentro do cartão para conseguir escrever. Dependendo do papel, essa etapa é dispensável. Mas no caso do meu papel, o lado de dentro dele é verde escuro, então não dá pra escrever muito bem. É só cortar um pedaço de papel do tamanho do cartão (10×15) e fazer um tipo de moldura de 1cm nele.  Corte e cole com dupla face, centralizando. E agora está pronto!

Gostou?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em tutorial com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a Tutorial – Como Fazer um Cartão de Natal (Scrapbook)

  1. Mirys diz:

    Show!!!

    Bem lindo, mesmo!
    Vou correndo para a loja de scrap mais próxima!!!

    Mirys

  2. Pingback: Presentes de Natal: Kelly Mayrink

  3. Tânia diz:

    Olá! gostei muito. Continue realimentando a nossa expecetativa, com este, passo a passo ,vou ensinar outras pessoas. Agradecida e um bom dia e Faliza Natal. Tânia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s