Tutorial – Tipos de Trajes

No curso de viagens e eventos corporativos, parte do processo seletivo para uma vaga na multinacional Carlson Wagonlit, tive uma aula sobre Etiqueta, e aprendi os tipos de trajes que existem e o que cada um significa. Achei muito útil, porque descobri que alguns muito usados nem existem, e outros são utilizados de maneira incorreta. Resolvi postar aqui para tirar a dúvida que sempre bate quando recebemos um convite escrito “traje x”. Vamos lá.

Traje Esporte

Para o homem é calça e camisa social. Não precisa de gravata, e não é para usar calça jeans. Só porque o traje chama esporte, também não quer dizer que é pra ir com a camisa do seu time ou de tênis, ok?! O sapato pode ser de couro, mas não precisa da sola de couro também, pode ser a de borracha.

Para as mulheres vale o mesmo, calça ou saia e camisa social. Jeans também não é uma boa pedida. Nos pés pode ser sandália ou sapato, e vale usar acessórios.

O “Esporte Fino” não existe, só Esporte mesmo.

Traje Passeio

Para os homens, calça, camisa e paletó. Ainda não precisa da gravata, e para o sapato vale o mesmo do Esporte.

Mulheres devem usar um vestido 4 dedos acima ou abaixo do joelho. Calça não é uma boa pedida, geralmente passeio pede o uso do vestido. A combinação saia e blusa até pode ser utilizada, mas deve ser um conjunto, nada de misturar as peças.

Traje Passeio Completo

O homem deve usar o terno completo, com calça, camisa, paletó e gravata. O sapato deve ter sola de couro também, e deve combinar com cinto. As peças do conjunto não devem ser misturadas, use todo o terno igual.

A mulher deve usar um vestido mais glamuroso, com meia-calça e sapato fechado, nada de dedinhos de fora. Não use conjuntos de saia e blusa também, aqui só vale o vestido mesmo. Na foto a mulher está usando um peep-toe, e eu não sei se ele se encaixa em sapato fechado ou não, então acho que pode arriscar.

Traje A Rigor

Para o homem, é hora de usar o smoking todo preto, incluindo a gravata. Se for uma festa de 15 anos até pode fazer o desejo da debutante, fora isso, mantenha o preto.

Para a mulher, vestido comprido na altura da canela e sapato de salto. Comprido não é a mesma coisa que longo, ok?! Não é pro vestido cobrir seus pés, eles devem aparecer.

Traje Gala

O homem deve usar o fraque, sabe, aquele usado por pianistas. Geralmente o fraque é cinza escuro, não preto. Alguns homens usam no casamento também.

Agora sim, a mulher deve usar um vestido longo, cobrindo os pés, por isso não importa muito o sapato, desde que ele não apareça. Mas um salto é sempre uma boa, certo?!

Bom, é isso! Qualquer outro tipo de traje que você veja impresso em um convite, não existe, pode comunicar a pessoa que o inventou. Agora aproveite as dicas e não faça feio em nenhuma ocasião formal.

Ah, a aula foi dada pelo Alberto Martins, da B4T Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em moda, tutorial com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Tutorial – Tipos de Trajes

  1. Bruna Ostheimer diz:

    Talita, parabéns pelo blog!
    É muito legal vc mantê-lo sempre atualizado.. o meu está abandonado, hahaha…
    Além de vc ler bastante, pesquisar para escrever, vc tbm treina bastante a escrita, o que é ótimo. Já li o post do HP também, estou doida pra assistir! Só não fui esse fds pq fiquei muito doente. Enfim, parabéns, o blog é muito fofo e tem a sua cara!
    Beijos e boa sorte na entrevista!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s