Tutorial – Como fazer um Currículo

Durante a caça pelo emprego dos sonhos, nós passamos por muitas etapas de muitos processos seletivos… e o mais importante para ser convocado para a primeira entrevista ou dinâmica é a sua apresentação: o currículo.

Começando pelo começo, coloque o seu nome, endereço, telefones para contato e e-mail. Nada de colocar twitter, facebook, orkut ou coisas do gênero. Seu empregador só quer saber do essencial por enquanto. Tome cuidado também ao inserir informações falsas, você pode se arrepender muito – e ser demitido – depois. Vai ficar assim:

NOME COMPLETO

Endereço Completo                                                                                                                   Idade

Estado Civil

Telefone para Contato

E-Mail

Agora vem o conteúdo em si. Não importa que tipo de educação você teve antes da faculdade, a não ser que seja algum colegial técnico importante para o emprego que está aplicando. Caso contrário, coloque apenas a faculdade e o curso. Se você está na faculdade, é óbvio que já concluiu o ensino médio, certo? Então:

1) Formação Acadêmica

Curso

Faculdade

Semestre e Ano de Conclusão

Agora está na hora de falar sobre suas qualificações. Não é pra dizer se é bonito, feio, se gosta de amarelo ou azul. Tem que falar sobre suas experiências e habilidades. Tudo pontualmente, ninguém que ler a história da sua vida. Então:

2) Qualificações

Experiência (trabalho em equipe, liderança, projetos sociais…)

Habilidades (boa redação, facilidade com informática, comunicativo…)

A parte mais difícil vem a seguir: empresas. Coloque as empresas nas quais já trabalhou e e um BREVE resumo das atividades. Por exemplo: contas a pagar/receber, controle de funcionários. Tem que ser algo do tipo, breve e conciso. Caso esteja trabalhando no momento, coloque a data de entrada e depois atual. Assim:

3) Empresas

Nome da Empresa (mar/2010 – atual)

Atividades exercidas.

Nome da Empresa (jan/2009 – mar/2010)

Atividades Exercidas

Caso você nunca tenha trabalhado, não tem problema. Coloque algum curso que já fez e que seja relevante, ou alguma palestra que tenha participado. Não fez nada pra colocar aqui ainda? Repense. Vá fazer alguma coisa pra poder colocar, ninguém vai te contratar desse jeito!

Por último, coloque os cursos que já fez. Inglês, computação, teatro, dança, origami… calma, sem exagerar! Coloque o que for relevante. Se quiser um emprego na área administrativa, não precisa colocar quantos anos estudou violão, ok?!

4) Cursos

Inglês

Nível fala/escrita/leitura

Office

Programas

Ok, é basicamente isso. Não tem muito segredo. Coloque apenas aquilo que for estritamente necessário o seu empregador saber, e não aquilo que você gostaria que ele soubesse. Isso você pode falar na entrevista. Um empregador, quando anuncia uma vaga, recebe cerca de 500 currículos para analisar. Você acha que ele vai gostar de ler que você ganhou um concurso de redação na 3º série do fundamental? Não. Logo, facilite para você e para ele.

Agora, se você passou para a entrevista/dinâmica, tenha cuidado. Vista roupa social, nada muito extravagante. É estilista de moda ou publicitário e quer mostrar seu estilo? Guarde para quando conseguir o emprego, agora é hora de simplicidade, menos é mais. Nada de tênis no pé, brinco de argola gigante, maquiagem pesada ou camisa amassada. Prepare o seu visual e vá confiante. Responda com clareza o que for perguntado e não fale demais.

No mais, é isso. Não minta, não exagere e seja conciso. Não tem um segredo para conseguir um emprego, você tem que estar no lugar certo, na hora certa e fazer a coisa certa. É difícil, mas você pode colaborar seguindo as regras e se destacando! Na hora da dinâmica, não fique tímido! Fale o que pensa e exponha sua opinião. Só cuidado para não ficar falando sozinho e impedir os outros de também falarem, isso não é legal. Mostre segurança. Não balance a perna e não fique distraído quando estiverem falando com você.

Quer ver um currículo de verdade? Envie um e-mail para dtrasprafrente@gmail.com que eu ajudo.

Tem alguma outra dica como essa? Compartilhe nos comentários! Dicas são sempre bem-vindas!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em dicas, tutorial com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Tutorial – Como fazer um Currículo

  1. Carina diz:

    aee, acho q faz uns mil anos que não revejo meu currículo. acho q está na hora! adorei a dica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s